sábado, 31 de julho de 2010

Cães com leishmaniose são sacrificados em Três Lagoas, MS

 Foto: Carlos Alberto. Arquivo/JP

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)  de Três Lagoas (MS) está concluindo o chamado “Inquérito Canino – 2010”, a exemplo do que foi feito em 2007 e 2009, com o objetivo de detectar e sacrificar animais contaminados por leishmaniose canina.

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, foi feita uma varredura, de casa em casa, em 12 bairros, onde houve registro de casos de leishmaniose humana, nos últimos dois anos. Foram coletadas amostras de sangue de 2.140 cães. Pelos resultados já concluídos até agora, em 189 desse total de animais o resultado foi positivo.

Esses animais doentes estão sendo recolhidos pelas equipes do CCZ e estão sendo mortos. Além desses, são sacrificados em média, por mês, 300 cães doentes, segundo informou o diretor do CCZ, médico veterinário, Antônio Luiz Teixeira Empke. “Esta medida, de ter que sacrificar o animal comprovadamente doente, tem dado resultados nos índices de casos de leishmaniose humana e canina”, comentou.
 
“O resultado deste ano, de 8% a 10%, pode ser considerado excelente”, observou. Segundo relatórios do CCZ, em 2007, no primeiro inquérito canino, o índice de cães contaminados chegou a 33% dos exames coletados em mais de oito mil cães. Em 2009 o índice caiu para 23% de casos positivos.

 Nota: Com tristeza vemos os agentes de saúde comemorarem que o resultado entre 8% e 10% de animais que serão mortos é excelente.
Excelente seria se o Ministério da Saúde respeitasse a vida e tratasse estes cães ao invés de matar, excelente seria se houvesse uma campanha maciça de PREVENÇÃO e de COMBATE AO MOSQUITO, no lugar da matança indiscriminada de animais.
O Brasil é o único país no mundo que mata cães como controle da leishmaniose, será que todos os outros países estão errados e somente nós estamos certos, ou será que isso deve ser revisto?


Fonte: Jornal do Povo
Fonte: ANDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário