segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Coleiras com Deltametrina reduzem em 80% a incidência de Leishmaniose canina e humana


Estudo conduzido ao longo de dois anos no estado de São Paulo, Brasil

Todos os anos, a doença é responsável por meio milhão de novos casos de infecção e de 60 mil mortes na população humana.

 
A investigação conduzida pela Dra. Vera Camargo-Neves, em parceria com especialistas da Universidade de São Paulo, teve como objectivo avaliar a eficácia das coleiras impregnadas de deltametrina a 4% no controlo da Leishmaniose visceral.

O estudo Use of deltamethrin impregnated collars at 4% in the American visceral leishmaniasis control mostra uma redução de 80% do número de casos de Leishmaniose canina e humana através da aplicação destas coleiras nos cães, já recomendadas anteriormente pela Organização Mundial de Saúde.

Em apenas 25 meses, as coleiras Scalibor promoveram uma diminuição dramática da incidência da doença e abriram a possibilidade de se alcançar um controlo mais eficaz: «o uso de coleiras impregnadas com deltametrina a 4% mostrou um efeito letal para as diferentes espécies de flebótomos. O tempo de repelência pode variar entre as 32 e as 36 semanas», explica a investigadora Vera Camargo-Neves.

«Os resultados indicam que o uso destas coleiras é eficaz no controlo da doença quando associado a outras medidas de prevenção, tais como evitar os passeios, sobretudo entre o entardecer e o amanhecer, pois corresponde ao período de actividade dos mosquitos. É importante assegurar um bom estado de saúde do animal, para proteger o seu sistema imunitário e manter uma boa alimentação, a vacinação em dia e a desparasitação regular», diz a especialista.

É importante que todos os países endémicos, onde o risco de infecção nos cães é elevado, como é o caso de Portugal, continuem activos no controlo da doença. Porém, as alterações climáticas e as migrações de humanos e animais podem vir a alterar, significativamente, o panorama geográfico desta patologia.

Dados sobre o Estudo:
A investigação teve o apoio da Intervet/Schering-Plough e consistiu na aplicação de coleiras impregnadas de deltametrina na população canina do município de Andradina, no estado de São Paulo, Brasil - (55.161 habitantes e 15,600 cães). Todos os cães com resultado serológico negativo receberam a coleira.

As coleiras foram constituídas por material PVC, com 65cm de comprimento, 25g de peso e impregnadas com 40mg de deltametrina.

Este trabalho foi apresentado no 2nd International Congress on Canine Leishmaniasis que ocorreu em Pisa, Itália, nos dias 17 e 18 de Abril de 2010.

Sobre a Leishmaniose Canina:
A Leishmaniose Canina é uma infecção grave dos cães causada pelo parasita Leishmania e transmitida por um insecto, denominado de flebótomo. É uma doença de evolução crónica que, sem tratamento, leva à morte do cão. É transmissível ao Homem e constitui um risco para a Saúde Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário