sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Da série: A Leishmaniose tem tratamento!

Doenças por protozoários e várias viroses não tem cura parasitológica. Se se fizer os mesmos exames que se fazem nos cães em seres humanos vc constatará a presença de parasitas, o que é absolutamente normal e desejável. A persistência do patógeno no nosso organismo fica funcionando como uma “vacina”, termo chamado de “premunição”.


Os animais tratados são portadores não transmissores, pois a redução da carga parasitária passa a funcionar como estímulo imunogênico e o animal tem muito baixa capacidade de transmitir a doença.


É sempre bom lembrar que a leishmaniose, como a dengue, é doença infecciosa não contagiosa: não se transmite por contato. Não querer tratar o cão porque não tem cura parasitológica é ignorar os próprios mecanismos de fisiopatologia. A Dengue se combate eliminando o mosquito , a Leishmaniose se combate matando o cao ?


O problema da Leishmaniose é o manejo negligenciado do controle de vetores, por absoluta ignorância. Na leishmaniose visceral, matar o cão é ato tão inteligente como matar o ser humano para controlar a Dengue.


Aos mais refratários, é sempre bom lembrar que na Europa não se eutanasiam cães. Aliás, não há sequer recomendação dos ministérios da saude da espanha e itália em recomendar a eutanásia de cães, porque: 1º não existem trabalhos científicos que comprovem a eficácia da eutanásia, mas há vários trabalhos que demonstram que o animal tratado perde muito significativamente o risco de tornar-se um transmissor.




Prof.M.Sc. André Luis Soares da Fonseca
Médico Veterinário
andre.fonseca@ufms.br


Fonte: Amigo do Bicho




A Leishmaniose Visceral Canina tem tratamento. 


O Tratamento da Leishmaniose Visceral Canina pode ser feito utilizando diferentes drogas. As drogas para o tratamento da Leishmaniose Visceral Canina são muito baratas e podem ser, inclusive, manipuladas em farmácias. O tratamento da Leishmaniose Visceral Canina exige compromisso tanto do Médico Veterinário como do proprietário. 


O tratamento da Leishmaniose Visceral Canina não é proibido


O que está proibido no Tratamento da Leishmaniose Visceral Canina é o uso de Medicamentos da linha humana, mas mesmo esta proibição de uso de Medicamentos para o tratamento da Leishmaniose Visceral Canina está sendo questionada judicialmente pois uma Portaria Ministerial não tem competência legal para proibir um tratamento de Leishmaniose Visceral Canina. Somente a Lei, em sentido estrito, pode impedir o tratamento da Leishmaniose Visceral Canina.


Esclarecimentos Finais


1 - A Leishmaniose Visceral Canina (LVC) é uma doença infecciosa não contagiosa.

2 - As principais pessoas que contraem a doença são, de algum modo, imunodeficientes, em sua grande maioria.

3 - A LVC é uma doença totalmente tratável e curável clinicamente, mas como a grande maioria de doenças causadas por protozoários (ex: Doença de Chagas nos seres humanos), o portador geralmente não obtém a cura parasitológica, assim no cão como no ser humano.

4 - A Organização Mundial de Saúde não recomenda a eutanásia como método de controle da LVC. Porém, o Ministério da Saúde não aceita o tratamento e nem reconhece ou recomenda a vacina, a despeito de países de 1º mundo, como Espanha, França, Itália e Alemanha tratarem seus animais regularmente.

5 - A Constituição Federal do Brasil garante ao proprietário que o mesmo não é obrigado a sacrificar o seu cão, pois é sua propriedade, e se o Poder Público o fizer, poderá ser acionado por crime de Abuso de Autoridade (o servidor público) e ainda responder por danos materiais e morais, se assim o desejar o proprietário.

6 - Recomendamos o tratamento do animal desde que com o acompanhamento e responsabilidade de médico veterinário habilitado para garantia do proprietário, seu animal e de toda a população.

7 - Frisamos que os trabalhos científicos respeitáveis apontam como métodos efetivos de controle da doença o uso regular de coleiras e produtos inseticidas nos cães e o desenvolvimento de vacinas, não sendo, de modo algum, recomendada a eutanásia como método de controle da LVC.


Um comentário:

  1. Perfeitamente procedente, mas vivemos em um país de ignorantes em todos os níveis. Quanto a mim sou extremamente responsável com a saúde de meus pets, porém se um dia por uma infelicidade meus cães forem acometidos de leishmaniose ninguém, mas ninguém mesmo encosta um dedo sequer neles. E se o fizer a força sofrerá as consequencias.

    ResponderExcluir