segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Saúde confirma 7 novos casos de Leishmaniose Visceral Canina

Doença pode afetar o homem e levar à morte se não tratada

17/12/2010 - 14:04


A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou nesta sexta-feira (17) sete novos casos de Leishmaniose Visceral Canina (LV) em um bairro entre os distritos de Sousas e Joaquim Egídio, na região Leste da cidade.

Com as novas ocorrências, Campinas registra dez casos positivos desde o final de 2009. Para agravar ainda mais a situação, todos os casos são de animais infectados na cidade. Os três primeiros cães infectados apresentaram sinais da doença e morreram. Este é o primeiro caso de foco autóctone de Leishmaniose Visceral Canina registrado na cidade.
CuidadosA Leishmaniose Visceral é uma zoonose que pode afetar o homem. Duzentas pessoas morrem por ano no Brasil. Ela é transmitida pelo mosquito Lutzomyia longipalpis, popularmente conhecido como “mosquito palha” ou “birigui”. Segundo os médicos, o mosquito pica o animal infectado e ao picar o homem transmite a doença. A Leishmaniose acomete vísceras, como o fígado e o baço. Também pode ocasionar aumento de volume abdominal e levar o homem à morte, caso não seja tratada. Os sintomas em humanos são; febre e aumento do volume do fígado e baço, emagrecimento, complicações cardíacas e circulatórias, desânimo, prostração, apatia e palidez. Pode ocorrer tosse, diarréia, respiração acelerada, hemorragias e sinais de infecções associadas.
CondomínioMoradores do condomínio onde os novos casos foram registrados foram informados na quarta-feira (15) sobre a situação. Foi solicitado que eles informem sobre animais com sintomas sugestivos ou que venham a morrer na comunidade. A cada seis meses vem sendo feito inquérito sorológico em cães do condomínio. Também tem sido feita a eliminação dos cães reagentes. Equipes da Vigilância em Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estão desde o final de 2009 intensificando ações para investigar e frear os casos da doença.
A Saúde também alerta sobre a possibilidade da doença se alastrar para outros pontos da cidade. “Vamos promover levantamento entomológico em outras áreas do município e capacitar equipes médicas ”, disse a enfermeira sanitarista Maria Filomena Gouveia Vilela. 
Baixe o Adobe Flash Player

Surto de leishmaniose canina mobiliza equipes da saúde

Doença transmitida por mosquito pode também afetar humanos


18/12/2010 - 14:30
A Secretaria de Saúde de Campinas mobilizou equipes do Centro de Controle de Zoonoses, da Vigilância em Saúde Leste e do Centro de Saúde local para investigação e acompanhamento do foco de leishmaniose visceral canina (LV) na região leste da cidade, após a confirmação, na sexta-feira (17) de sete casos da doença em animais que vivem em um bairro entre Sousas e Joaquim Egídio.
A LV pode afetar o homem. O mosquito pica o animal infectado e, ao picar o homem transmite a doença, que afeta vísceras como o fígado e o baço, podendo ocasionar aumento de volume abdominal. Em humanos, a LV tem tratamento, mas pode levar à morte se não tratada.

Todos os casos, incluindo os sete novos confirmados na sexta-feira, foram registrados em um mesmo bairro. O primeiro caso foi confirmado no final de 2009 e dois no início de 2010. 

Medidas
O trabalho conta com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde. Além de análise sorológica em cães, que são realizados a cada seis meses, as ações incluem para identificação da presença do vetor (transmissor) da LV, o mosquito Lutzomyia longipalpis; diagnóstico ambiental; atividades de educação, informação e mobilização social; e coleta de material de animais silvestres do entorno da área em investigação.
Segundo o CCZ de Campinas, já foi identificado no bairro o mosquito transmissor infectado pela Leishmania chagasi, que causa a doença.
Embora o foco esteja limitado ao condomínio, a Vigilância em Saúde expandiu o raio de investigação do vetor na região e iniciou investigação no condomínio vizinho.

Os moradores do bairro onde está restrito o foco foram informados sobre as novas ocorrências e comunicados sobre providências já adotadas e ações que serão implementadas.

Doença
A Leishmaniose Visceral é considerada um grave problema de saúde pública no Brasil e as ocorrências têm que ser informadas às autoridades sanitárias rapidamente.
Os cães são sacrificados, mas em humanos a doença pode ser tratada. O SUS oferece tratamento específico e gratuito para a doença, feito com uso de medicamentos específicos, repouso e boa alimentação.
No Brasil, não há registro de transmissão direta de pessoa para pessoa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário